As melhores séries de 2012

As 10 melhores séries de 2012

 
10. Veep
2012 não foi, particularmente, um grande período para novas séries. No ano passado, esta lista continha nada menos que sete estreias. Além de Girls (na quinta posição), acredito que a única novidade digna de nota neste ano é esta simpática comédia política, tornada muito melhor do que realmente é pelo timing perfeito de Julia Louis-Dreyfus. Num mundo habitado por Sarah Palins e Hillary Clintons, havia tantos estereótipos que ela poderia seguir. E, no entanto, sua vice-presidente Selina Meyer é uma criação autônoma (ainda que caricata). Pelo papel, tornou-se a única mulher a receber três Emmys de atriz cômica por três papeis diferentes (Veep, The New Adventures of Old Christine e Seinfeld).
 
9. 30 Rock, Parks & Recreation e Happy Endings
Três séries “loucas”: nem todo mundo entende sua inteligência, às vezes fazem piadas que só elas mesmas entendem e quase sempre estão se debatendo, tentando achar uma frouxidão mínima na camisa-de-força imposta pelas expectativas do público e dos executivos dos canais abertos dos EUA. Os resultados culturais são variados (30 Rock já liderou o zeitgeist; hoje, Parks & Recreation é a melhor delas), mas os de audiência são muito similares: quase nenhum. É até um motivo extra para este salve: pode ser que, no ano que vem, nenhuma delas ainda esteja no ar. (É o caso bem provável de Community, um digno representante de humor cult com audiência de TV Senado, mas que não foi incluído neste tópico porque sua “temporada 2012” foi adiada para fevereiro de 2013.)

8. Sons of Anarchy
É uma série que já merecia reconhecimento nesta lista anual há algum tempo. Agora, com uma temporada particularmente acima da média (e uma concorrência não muito acirrada), conseguiu finalmente entrar no Top 10. Ironicamente, acho que nem mesmo uma série absurdamente nerd como Game of Thrones sofre tanto preconceito quanto Sons of Anarchy. “Ah, é um show sobre motoqueiros”. Tire as motos, tire as correntes, tire as jaquetas e o que vai sobrar, veja só, é uma trama hamletiana de disputa de poder entre um jovem herdeiro, sua mãe e seu padrasto. E com mortes tão chocantes e comoventes quanto a de Eddard Stark.
 
7. The Walking Dead
No fim, a problemática segunda temporada talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu ao show. Não fosse ela tão modorrenta, é bem possível que The Walking Dead hoje sofresse retaliações pelo festival de choques grotescos que tem sido seu terceiro ano. A dieta rala de momentos viscerais (em todos os sentidos) em 2011/2012 deixou o público no humor correto para encarar as atuais dezenas de zumbis sendo destroçadas em um único capítulo (yes!), pernas sendo amputadas (viva!), cesarianas insalubres horrivelmente inapropriadas (oba!) e quetais. (E outra coisa: que bem faz um verdadeiro vilão, hein?)
 
6. Downton Abbey
Virou o Arctic Monkeys das séries de TV: começou como um discreto projeto britânico e se tornou um hit (quase) mainstream, com uma voraz base de fãs que consome qualquer produto relacionado – de jogos de roupa de cama a dezenas de livros. Há duas explicações para o sucesso: o absoluto esmero em todos os aspectos do show, da decoração dos sets à escalação do elenco; e o relativo ineditismo da proposta. Ainda que a exploração da luta de classes num estilo downstairs, upstairs seja um clássico recurso narrativo britânico, não há outra série como ela na TV atualmente. Mas não por muito tempo: Julian Fellowes, criador do show, foi chamado pelo canal NBC para criar outro drama de época, ambientado na Nova York da década de 1880.
 
5. Portlandia, Girls e Louie
Diferentemente do cinema, autoria legítima não é algo raro na TV. Mesmo sucessos mainstream, como The Big Bang Theory e Two and a Half Men, têm uma assinatura clara no rodapé (no caso, a do produtor Chuck Lorre). Mas estas três séries levam o conceito além. Lena Dunham escreve, dirige, estrela e produz Girls. Louis C. K. faz tudo isso e ainda edita Louie. E Fred Armisen e Carrie Brownstein atuam, produzem, roteirizam e compõem para Portlandia. O resultado são três propostas tão específicas de comédia que torna cada um deles um visionário. Quando Dunham dançou sozinha, ao som de Dancing On My Own, de Robyn, no fim do terceiro episódio de Girls, não era só um momento seminal da personagem – era o statement de uma grande criadora, de fato sem par no cenário atual, e com muitos motivos pra celebrar.
 
4. Mad Men
É o caso raro de série que só tem melhorado com o tempo. Desta vez, o criador e produtor Matthew Weiner preferiu desenvolver os coadjuvantes – em especial, a nova esposa de Draper, Megan (Jessica Paré), que abandona a agência para tentar ser atriz; o executivo Lane Pryce (Jared Harris), endividado e levado a tomar decisões extremas; e Pete Campbell (Vincent Kartheiser), que se envolve com a esposa de um vizinho. O improvável alívio cômico veio com a já clássica viagem de LSD de Roger Sterling (John Slattery). Assim como ele, a série brilha mais quando fica livre para vagar por aí e explorar aonde os personagens desejam ir (mesmo que só em suas intenções).
 
3. Breaking Bad
Eu sua página no Faceboook, Alexandre Versignassi, editor de SUPERINTERESSANTE, sumarizou esta série de maneira mais inteligente que eu jamais conseguiria: ela deveria ser exibida, em looping, no Louvre. É uma obra-prima tanto quanto a Mona Lisa ou a Vênus de Milo. Roteiro, direção, todo o elenco, de ponta a ponta, são irretocáveis. Preocupava-me a eliminação de uma das grandes “criações” da série (e de toda a década): o meticuloso empresário/traficante de drogas Gus Fring, assassinado no fim do quarto ano. Mas Breaking Bad poderia dar uma aula sobre como sobreviver sem o antagonista principal (tome nota, Boardwalk Empire!). Afinal, Walt White é o herói… e também o vilão.
 
2. Game of Thrones
Até meados do ano, tinha certeza de que a série da HBO estaria no topo desta lista. Assistir a Game of Thrones é como testemunhar o triunfo do improvável. Não importa quão boa seja a série de livros de George R. R. Martin, ou quão tarimbado seja o elenco: uma série que mistura fantasia medieval e O Poderoso Chefão jamais deveria funcionar. E, se funcionasse, não haveria motivo para pautar o debate pop. E, no entanto, como uma onda de “fogo vivo”, essa segunda temporada veio avassaladora, ainda melhor e mais forte do que a primeira. Mas um inverno está mesmo chegando: assim como os reis de Westeros que duram tão pouco tempo no trono, estaria esta superprodução fadada a sucumbir sob o peso do próprio orçamento?
 
1. Homeland
A primeira temporada, que brincava com a paranoia e os valores éticos da “guerra ao terror”, já havia sido espetacular. Mas, ao jogar pela janela a velha cartilha de como conduzir uma série, o segundo ano conseguiu ser ainda melhor. O grande segredo de Brody (herói de guerra e congressista no horário do expediente, terrorista nas horas vagas), que parecia ser o principal eixo organizador da trama, foi pelos ares já no quarto episódio. E ainda assim, o drama conseguiu propor uma reviravolta chocante praticamente a cada dois capítulos. É, atualmente, a atração mandatória para qualquer legítimo seriemaníaco – exceto, talvez, os taquicardíacos.
 
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