A verdade sobre a idade do uísque e o melhor sabor
Todo mundo sabe que quanto mais velho o uísque melhor, não é mesmo?! Mas vocês sabem o porquê disso?
Durante o processo de envelhecimento do uísque ocorrem ligações químicas entre os componentes do uísque. O resultado disso é a formação de substâncias que melhoram o gosto da bebida. E para que o processo se realize, recomenda-se que a bebida seja armazenada dentro de tonéis de madeira, pois algumas substâncias da madeira se juntam à bebida, melhorando seu sabor e também como o material é poroso, permite a entrada de pequenas quantidades de oxigênio que ajudam as combinações entre os elementos.
Se o uísque for armazenado em garrafas, a entrada de oxigênio é muito pequena porque ocorre apenas através dos poros da rolha.
Mas qual é a idade certa do uísque?
Na verdade não existe uma idade "certa". Cada uísque tem sua característica, e fatores como a qualidade dos barris de carvalho, as qualidades da água e o tempo em si contribuem para caracterizar cada tipo de uísque. Mas uma coisa é certa, segundo Milton Pires, no livro O mundo do Whisky: na dose certa, a bebida com 3 anos já pode ser considerada um legítimo uísque, porém só é considerado maduro aos 8 anos.
Pronto, agora você como bom “Desbarvador” que é já pode começar a provar todos os tipos de uísque e sentir a diferença do sabor de cada um.
Via os amigos do desbarvadores
Deixe um comentário