Cerveja de formiga: Saison Saúva

cerveja-de-formiga
Eu nunca tinha pensado em fabricar a minha própria cerveja até ver essa genial ideia. Fabricar a sua própria cerveja tem algumas vantagens, como colocar aquilo que você mais gosta ou inventar e colocar qualquer coisa que você ache no chão dentro do seu copo de cerveja. Levando esse benefício às últimas consequências, os representantes da Lamas Bier, loja de insumos para fabricação de cerveja caseira, junto com o proprietário do Empório Sagarana, Paulo Leite, e o médico e colunista da revista Playboy Marcelo Cury, criaram uma receita que leva figos, tucupi negro e, acredite, formigas saúvas.
 
A produção ocorreu em um evento em São Paulo, e o resultado dessa aventura gastronômica foi chamado Saison Saúva, cerveja de estilo belga extremamente encorpada, de baixa carbonatação, muito cítrica e aromática (com notas fortes de anis e capim cidreira) e alcoólica. Além disso, o produto rendeu uma leve picância/dormência no lábio, no primeiro gole, devido ao tucupi.

A inusitada ideia de usar as saúvas na composição da bebida veio de Paulo Leite, que, ao provar os insetos, percebeu seu gosto cítrico e viu a oportunidade de inovar. A criação não será vendida pronta para consumo imediato, mas é possível se aventurar no preparo dela seguindo os passos indicados pelos idealizadores.
 
A loja da Lamas Bier em São Paulo tem os ingredientes para o preparo, inclusive as formigas, e disponibilizou a receita, para aqueles que gostam de fabricar sua própria cerveja. Inclusive vendem um Kit Básico de Fabricação de Cerveja. É possível fabricar 5 Litros da cerveja que você quiser com esse kit. Inventem!
 
A receita para 5 litros dessa inacreditavel cerveja:
1 kg de malte Pilsen
0,3 kg de malte carafa III
0,6 kg de malte de centeio
 
Esta combinação de malte dá 1,077 de densidade inicial. A lupulagem fica por conta do lúpulo Simcoe, 10g, colocados nos 10 minutos finais de fervura. A fervura aconteceu por 60 minutos. Isso dará algo como 25 IBU’s.
 
O tucupi negro foi adicionado faltando 15 minutos por fim da fervura. Foram colocados 200g.
 
Esfriado o mosto (até 30ºC), é hora de colocar mais “temperos”. Adicionou-se a fomiga saúva, 50g, a levedura líquida White Labs WLP 565 (usou-se o tubo todo para os 5L), a responsável por enobrecer todos os aromas de uma Saison, e, a fim de aumentar um pouco a OG (gravidade original), foi colocada uma generosa porção de figos em calda. A OG disparou para 1,083.
 
A fermentação aconteceu por 10 dias a 26ºC. Maturação a 10ºC por mais 15 dias. Densidade final foi de 1,024 com potentes 7,8% de álcool. Antes do envasamento, foi feito um “dry-saúva”. Um dia antes de beber a cerveja, foram adicionados mais 30g de saúva na cerveja para que o aroma fosse mais intenso.
 
E para você entende melhor como funciona segue o vídeo do dia da brassagem:

 
Devidamente kibado de Lamsasbier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up