Psicólogos dizem que esta é a melhor maneira de discutir com seu cônjuge

Psicólogos dizem que esta é a melhor maneira de discutir com seu cônjuge

Psicólogos dizem que esta é a melhor maneira de discutir com seu cônjuge
Ao contrário do que os contos de fadas podem nos dizer, viver "felizes para sempre" com o seu parceiro vai exigir algumas conversas e discussões. Na verdade, a capacidade de um casal a lidar com os conflitos é o primeiro preditor de seu sucesso. Conversar e argumentar é necessário para o relacionamento amadurecer.
 
"Se eles não têm essas conversas, ao longo do tempo a sua relação vai se deteriorar", diz o psicólogo John Gottman. "Eles vão estar vivendo em um palácio de gelo."
 
Gottman, é autor de 40 livros sobre a ciência das relações e co-fundador do Instituto Gottman para terapia de casais com sua esposa, diz que essas conversas de "reparo" é o que vai ajudar um casal a se tornar mais íntimo e mais amoroso.
 
"Para ficar melhor em conflitos, vocês tem que aprender a falar um com o outro emocionalmente", diz ele. "Essa é a habilidade de conversa íntima, e isso é a chave para o sexo e romance, também."

Conversa íntima - que é uma forma de discutir muito mais esclarecidamente - tem quatro componentes.

 
1. Coloque as suas emoções em palavras. A melhor das tentativas do seu parceiro em tentar enteder não vão ser muito proveitosa a menos que você consiga articular o que está acontecendo dentro de você. Trata-se de "ser capaz de colocar suas emoções em palavras, expressa o que você realmente está sentindo", diz Gottman, isso incluí a compreensão de seus sensações corporais. "Saber onde você se sente tenso, o que te faz sentir relaxado, o que a verdade te faz sentir" A técnica de meditação chamada Focusing ajuda com o desenvolvimento dessa habilidade.
 
2 Faça perguntas abertas. Perguntas abertas permitem-lhe explorar os sentimentos do seu parceiro. "Eles abrem o coração e tem a aceitação dos seus pensamentos", diz Gottman. Por exemplo, você pode perguntar: Então, o que você sente sobre esta sala de estar - Como você mudaria caso tivesse todo o dinheiro do mundo? O que você quer para a sua vida daqui há 3 anos? Como você gosta do seu trabalho?
 
3 Faça declarações abertas. "Estas são afirmações exploratórias", diz ele, onde você incentiva o seu parceiro a lhe contar uma história. Por exemplo: eu quero ouvir todos os seus pensamentos sobre a abandonar o seu trabalho. Eu quero ouvir todos os seus pensamentos sobre o seu trabalho.
 
4 A empatia com o seu parceiro. Ao invés de dizer que você entende, mostrar que você entende. "A empatia é realmente comunicar que você compreende os sentimentos do seu parceiro e eles fazem sentido para você", diz Gottman. "É realmente se preocupar com o bem-estar do seu parceiro, e não apenas o seu próprio."
 
Quando ambas as partes usam todas essas quatro habilidades, eles podem ser vulneráveis, honestos e seguros - o que permite que as tensões se transformar em crescimento.
 
"Nós ensinamos essas habilidades o tempo todo nas terapias de casais", diz Gottman. "Se você não tem essas habilidades, você fica estagnado no seu relacionamento."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up