Nintendo mata outro emulador de Switch

Nintendo mata outro emulador de Switch

O criador de Ryujinx desligou o aparelho a pedido do criador de Mario

Outro emulador do Nintendo Switch foi tirado do ar enquanto a repressão da Nintendo à cena homebrew continua. O trabalho no emulador de código aberto Ryujinx será encerrado e os downloads para ele foram removidos depois que seu criador foi abordado pelo criador do Mario, aproximadamente sete meses depois que o emulador do Switch Yuzu também mordeu a poeira.

"Ontem, [o criador do Ryujinx] gdkchan foi contatado pela Nintendo e ofereceu um acordo para parar de trabalhar no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que ele controla", diz uma mensagem compartilhada por um de seus colaboradores, sob o nome rip in peri peri, no Discord. "Enquanto aguardamos a confirmação sobre se ele aceitaria esse acordo, a organização foi removida, então acho que é seguro dizer qual é o resultado."

O site do Ryujinx ainda está no ar, mas a opção de baixar o emulador do Switch não existe mais. O projeto permitiu que as pessoas emulassem jogos do Switch no PC, bem como em dispositivos portáteis de jogos para PC, que se tornaram cada vez mais populares no último ano. A equipe por trás disso também estava trabalhando em uma porta iOS para potencialmente permitir que jogos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Mario Kart 8 Deluxe rodassem nos iPhones mais novos, enquanto o vídeo carregado no YouTube mostra filmagens de teste do emulador rodando no Android para o portátil Odin Pro 2 fabricado pela AYN.

A remoção ocorre vários meses após o emulador concorrente do Switch, Yuzu, ter sido removido após um acordo judicial entre seus fabricantes e a Nintendo. Antes de 2024, os emuladores do Switch pareciam estar voando principalmente sob o radar dos advogados da empresa. É possível que o sucesso do Steam Deck, Asus Rog Ally e outros dispositivos portáteis que são capazes de emular jogos populares do Switch tenham mudado o cálculo da Nintendo.

Agora se tornou comum que seus maiores lançamentos vazem online semanas antes do lançamento e sejam mostrados rodando em especificações mais altas por meio da emulação em um PC. E enquanto os entusiastas da emulação promovem que os usuários executem apenas arquivos ROM despejados de jogos que eles compraram legalmente, muitas das maiores comunidades de emulação do Switch frequentemente se sobrepõem a grupos que promovem a pirataria do Switch.

"Obrigado a todos que continuaram o código, a documentação ou os relatórios de problemas para o projeto", rip in peri peri escreveu no Discord. "Obrigado a todos por nos acompanharem durante o desenvolvimento. Pude aprender muitas coisas realmente legais sobre jogos que amo, apreciá-los com qualidades renovadas e em circunstâncias únicas, e tenho certeza de que todos vocês têm experiências que são igualmente especiais."

A Nintendo não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up