A porta para o inferno fica no Turcomenistão
O Turquemenistão ou Turcomenistão (em turcomeno Türkmenistan) é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irã, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcmênia. Sua capital é a cidade de Asgabate, o Turcomeno mais famoso mundialmente hoje é o treinador de futebol do clube Russo Rubin Kazan. Via wikepdia
Mas não é por isso que o País é famoso, o país é mundialmente conhecido por um lugar chamado de a porta para o inferno. A Cratera de Darvasa é um campo de gás natural localizado em Derweze, na província de Ahal, no Turcomenistão. A porta para o inferno é conhecida pela sua chama que vem queimando sem parar desde 1971, alimentada pelo poços de gás natural da área. Ela exala um forte cheiro de encofre que pode ser sentido de bem longe.
O local foi descoberto em 1971 por cientistas da União Soviética à procura de petróleo. Achando que encontrariam petróleo eles montaram equipamentos para iniciar as perfurações para avaliação da quantidade de petróleo e gás no local. Porém durante as escavações foi descoberta uma caverna de grande profundidade repleta de gás tóxico. No decorrer das escavações o chão sob a plataforma de perfuração cedeu engolindo todo o equipamento, por sorte nenhuma vida foi perdida, mas uma Incalculável quantidade de gás metano foi lançado na atmosfera. Então aqui começa a história, com medo de aumentar a liberação de mais gases venenosos ao planeta os cientistas tiveram a ideia de riscar um fósforo e deixar o que sobrou de gás na cratera ser queimado, até então eles acharam que em no dias todo o gás teria se acabado, mas a realidade é que o gás está queimando há mais de 30 anos e não existe previsão de quando irá parar.
Ps.: Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho real.
Deixe um comentário