dito no bar

O segredo para fazer os seus finais de semana parecerem maiores

O segredo para fazer os seus finais de semana parecerem maiores  

Se tudo o que você consegue pensar sobre a manhã de segunda-feira é a rapidez com que seu fim de semana passou, você pode querer expandir seus horizontes um pouco no futuro. Acontece que a chave para um fim de semana gratificante que não pareça muito curto é procurar “novidades”.

De acordo com David Eagleman, professor da Universidade de Stanford e autor de The Brain: The Story of You, buscar novos ambientes, novas atividades e novas experiências é a melhor maneira de “esticar o tempo”, por assim dizer. Tudo se resume ao que seu cérebro percebe como uma novidade. Quando você passa um tempo fazendo algo não familiar, seu cérebro se concentra mais em coletar os dados associados à atividade, criando assim uma memória mais completa da experiência. Quando você reflete sobre essa memória, parece que você teve mais tempo.

O inverso também é verdadeiro. Se você fizer a mesma rotina todo fim de semana, não vai se lembrar muito dos seus dias de folga na segunda de manhã. Vai parecer que eles voaram porque você não estava dando ao seu cérebro novos dados para coletar e incorporar. Eagleman ressalta que um fim de semana de rotina é semelhante a um voo realmente longo e sem intercorrências; parece interminável quando você está realmente no ar, mas depois de pousar, você praticamente esquece toda a experiência. É a mesma razão pela qual o tempo parece passar mais rápido conforme você envelhece, explica Eagleman:

Quando você é criança, tudo é novo e você guarda novas memórias sobre isso. Então, quando você olha para trás, para o final de um verão da infância, parece ter demorado muito porque você se lembra disso e daquilo, dessa coisa nova, aprendendo aquilo, experimentando aquilo. Mas quando você fica mais velho, você meio que viu todos os padrões antes. ”

Felizmente, buscar novidades a cada fim de semana não é tão difícil quanto parece – você não precisa fazer paraquedismo ou algo parecido. Você só precisa fazer alguns planos que existem fora de sua rotina normal.

Você pode:

  • Vá em uma escapadela de fim de semana
  • Faça uma caminhada em algum lugar fora do seu caminho habitual
  • Experimente um novo restaurante ou bar
  • Explore uma vizinhança em que você não passou muito tempo
  • Faça um longo passeio de bicicleta na praia
  • Navegue por uma livraria ou loja de antiguidades que você sempre quis conhecer
  • Vá a um mercado de pulgas ou mercado de fazendeiros do outro lado da cidade
  • Veja uma peça em vez de um filme.
  • Uma nova configuração também pode ser eficaz. No fim de semana passado, levei meu Kindle e Nintendo Switch ao parque, apenas para uma mudança de ambiente. Eu ainda estava fazendo exatamente o que faria em casa, mas parecia fresco e realmente fez meu fim de semana parecer mais longo no final.

Experimentar mais coisas novas não faz com que o tempo desacelere no presente, no entanto. Ao contrário, fazer coisas novas faz com que o tempo pareça que está passando mais rápido enquanto você faz isso. Mas é um preço que você terá que pagar se quiser começar sua semana com a sensação de que aproveitou ao máximo seu tempo livre. Então, você quer que o seu fim de semana flua lentamente enquanto segue a mesma velha rotina, ou quer olhar para trás, para o seu fim de semana preenchido, maravilhando-se com todas as coisas novas que fez em tão pouco tempo? Não há uma resposta certa, mas a escolha é sua.

Comentários: