Cervejas de trigo

Weissbier, também conhecidas como Hefeweizen, Weizenbier ou Hefeweißbier, no Brasil chamamos apenas de, cerveja de trigo. É um tipo de cerveja feita de malte de trigo, malte de cevada, lúulo e levedura. Normalmente com um teor alcoólico entre 5% e 6%(No final vamos falar sobre uma cerveja de trigo com teor Alcoólico de 8,2%). A cerveja de trigo é mais consumida no sul da Alemanha, nos estados da Baviera e Baden-Württemberg, também é bastante popular em outras regiões do país, bem como em vários outros países, como na Áustria, na Bélgica, nos Estados Unidos e pelo que tudo indica ficará cada vez mais popular no Brasil.
 
Um dos grandes problemas para os amantes, pelo menos é o que podemos ver aqui no Rio de janeiro, é a pequena quantidade de lugares que encontramos as cervejas, não é o tipo de cerveja que você encontra em todo supermercado e nem todo bar, e geralmente ela tem um valor mais elevado, em alguns é até um desrespeito ao amante do trigo.
 
Cervejas de trigo
 

Glossário das Cervejas de trigo

Berliner = de Berlim
Bier = cerveja
Bock = designa uma cerveja forte
Dunkel, Dunkles = escuro
Hefe = levedura
Hell, Helles = clara
Kristalklar = cristal/transparente
Weiss, Weisse = branco
Weiß, Weiße = branco (ß = ss)
Weizen = trigo
Hefe-Weissbier = cerveja de trigo e levedura, como normalmente as cervejas de trigo são não-filtradas, algumas cervejarias simplesmente as chamam de Weissbier, sem a palavra Hefe (levedura) no início.
Weissbier Kristalklar, Kristalweisse = cerveja de trigo filtrada.
Dunkel Weissbier, Dunkelweisse = cerveja escura de trigo.
Weizenbock, Weissbock = cerveja forte de trigo, acima de 7% vol.
Berliner Weisse = cerveja de trigo de Berlim, maior acidez.
via: Wikipedia
 

Como servir corretamente uma cerveja de trigo

Servida corretamente, uma weissbier fica ainda melhor. Para isso, basta uma garrafa gelada (a 8ºC e deve ser guardada na vertical, para que o trigo não deslize pela garrafa e o gás carbônico não escape na hora da abertura), o exclusivo copo e seguir os seguintes passos:
1. Enxágue o copo especial para weissbier com água fresca.
2. Com o copo inclinado, sirva lentamente a cerveja, deixando dois dedos do líquido ainda na garrafa.
3. Agite a garrafa para misturar a levedura depositada no fundo.
4. Sirva o restante, formando uma coroa de espuma. A levedura ficará uniformemente dissolvida na cerveja, dando sua típica aparência turva.

Sabendo desses dados todos, nós recebemos em casa um incrível presente do Clube do malte com as cervejas do mês de maio e resolvemos fazer uma pequena degustação. No beerpack do mês de maio veio com 4 cervejas da cerevejaria Schneider Weiss(Schneider TAP1, Schneider TAP5, Schneider TAP6, Schneider TAP7) e um copo irado da cervejaria.
 

A cervejaria Schneider Weiss

A schneider Weiss tem uma história bem interessante. O fundador da cervejaria, Georg Schneider I, era o mestre cervejeiro da Hofbräuhaus em Munique, cervejaria oficial do rei, numa época em que as cervejas de baixa fermentação estavam ganhando cada vez mais espaço frente a cervejas de alta fermentação. O rei estava pouco confiante no futuro da cervejas de trigo e resolveu vender os direito de fabricação. Em 1872 Georg Schneider I aproveito a oportunidade para comprar os direitos e com isso se tornou o primeiro cidadão comum a ter autorização para fabricar cervejas de trigo. Há muitos anos, suas cervejas são premiadas nos mais renomados concursos internacionais, como o Australian Beer Awards, European Beer Star, World Beer Cip e por aí vai.
 

Desgutação e hamonização das Schneider Weiss

Desgutação e hamonização das Schneider Weiss

Como ocorreu a degustação das Cervejas de trigo

Como eu não sou profundo conhecedor de cervejas e tenho um amigo muito aficionado por cervejas é obvio que eu convidei ele e a sua namorada para fazer a degustação e lá fomos nós, 2 casais. Seguimos a ordem de beber do teor alcoólico menor para o maior e compramos alguns petiscos para harmonizar e cada um dos 4 deu sua opinião sobre o que achou de cada cerveja! Clique na imagem para visualizar em um maior tamanho.

schneider TAP 1 - Cervejas de trigo
A TAP 1 foi servida com uma espuma baixa, na opinião dos 4 ela tem um corpo suave de brilho opaco, o sabor predominante foi de especiarias(Foi comentado que até lembrava um pouco azeitona), uma sensação refrescante, combinamos com elas queijo brie e bolinho de bacalhau. Em uma opinião geral é uma cerveja extremamente agradável de beber. A cor é valor 6 na tabela SRM.

TAP 7 - Cervejas de trigo
A TAP 7 foi servida com uma espuma baixa, corpo suave, apesar de ter um teor alcoólico maior que a primeira(TAP1) ela parecia ser mais leve, de brilho turvo, o aroma lembrou cravo com a mesma sensação refrescante da primeira. A cor é valor 17 na tabela SRM

schneider TAP 5 - Cervejas de trigo
A TAP 5 foi servida com uma espuma baixa, um pouco mais encorpada que as duas anteriores, um brilho um pouco mais turvo que a (TAP7), o sabor lembra frutas cítricas, e aqui tivemos a primeira divergência de opiniões, duas pessoas acharam a sensação mais metálica e duas pessoas tiveram a sensação seca, combinou perfeitamente com petiscos de pimenta e mais picantes. A cor é valor 9 na tabela SRM

schneider TAP 6 - Cervejas de trigo
A TAP 6 foi servida com uma espuma média aqui tivemos a segunda parte de opiniões variadas, o corpo foi descrito como médio e elevado, um brilho turvo, a cerveja mais escura entre as 4. Sabor do malte, lembra chocolate, sensação adstringente, combinamos com chocolate. A cor é valor 20 na tabela SRM

Tabela SRM

valores-srm-das-cervejas
 
clube-do-malte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up